Proposta

“Para quê contentar-se com um desejo…
Se pode ter uma árvore cheia deles?!”

A árvore dos Desejos é um desafio para os alunos de todos os níveis escolares que tem como objetivo imaginar quais os desejos e esperanças que uma árvore pode ter, de forma a que a sua vida e a de todos os seres vivos  que dela dependem seja melhor.

Público-alvo - Comunidade escolar da região do grande Porto

Objectivo
O grupo de sensibilização das escolas do Núcleo do Porto da Quercus, lança o desafio a todos as escolas da área do Porto a celebrar O dia da árvore (21 Março) de uma forma diferente. A Árvore dos Desejos é uma atividade para todas as idades que apela à imaginação, conhecimento sobre as árvores e trabalhos manuais.
Pretende-se que um ou mais grupos criem a Árvore dos Desejos na sua escola, ou arredores, de forma a tomar consciência das necessidades das árvores e dos serviços que nos prestam. A forma como demonstram os seus desejos fica ao critério da vossa criatividade.

Como participar -
Esta atividade pode ser realizada em qualquer altura do ano, mas tendo em conta que se aproxima o dia da Árvore (21 Março), sugeríamos que a mesma se realizasse nessa semana.

Está também projetada uma ação dirigida ao público em geral, que decorrerá no palácio de cristal Porto no dia 24 de Março.

Toda a comunidade escolar é convidada a participar na atividade, é importante que haja interação entre os professores, alunos, funcionários e encarregados de educação. Neste sentido sugere-se que seja feita uma campanha de sensibilização junto dos intervenientes, no sentido de os motivar a escrever os desejos da árvore, apelar à criatividade na escolha da árvore onde serão pendurados os desejos e recolha de material a utilizar na atividade: ex. tiras de sacos plástico coloridos (reutilizados); tiras de papel reutilizado ou reciclado; corda; outros…
Nota: Caso a escola não tenha uma árvore, sugere-se que a atividade seja realizada na árvore mais próxima no exterior da escola ou que seja criada na escola, recorrendo à imaginação, a Árvore dos Desejos…
Sugere-se que sejam pendurados previamente alguns desejos da árvore escritos, por exemplo dos professores, que os alunos podem ler como forma de inspiração.
Todas as escolas/grupos que decidam aceitar o convite para participar deverão:
– Registar em foto e/ou vídeo a sua árvore;
– Registar em formato digital os desejos da árvore (num documento word);
– Identificar o grupo/escola e o responsável pela atividade;
Enviar toda a informação via correio eletrónico para arvoredosdesejos@gmail.com até 24 de Fevereiro.

Porquê participar - O Núcleo do Porto da Quercus irá escolher de entre todas as participações a Árvore dos Desejos as mais “desejadas” e irão ser selecionados 3 vencedores.

Ficamos a aguardar as vossas participações!

Para mais informações:
Núcleo do Porto da Quercus - Grupo Sensibilização das escolas
Telefone 222 011 065 | E-mail: arvoredosdesejos@gmail.com | porto@quercus.pt
Website: http://arvoredosdesejos.pt.vu/ | http://porto.quercus.pt

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: